segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Projecto Mozart

ARASS PROCURA VOLUNTÁRIOS PARA O PROJECTO “MOZART”
Até 05-02-2010(Áreas/actividades: deficiência/acompanhamento pessoal; animação)

O que é a ARASS?

A ARASS - Associação de Reabilitação, Apoio e Solidariedade Social - é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que desenvolve a sua actividade na área da deficiência mental moderada, grave e profunda e outras multi-deficiências.

Tem como finalidade a promoção da educação, reeducação, reabilitação e potenciar a saúde de jovens e adultos deficientes, bem como a sua reintegração, apoio protegido e sua valorização socioprofissional.

Funciona com duas valências: o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e o Lar Residencial.

O que é o Projecto “Mozart”?

O “Mozart” é um projecto anual (inicia em Janeiro e termina em Dezembro de 2010) que se destina à população em geral, que se disponibilize para colaborar com a ARASS, a fim de desenvolver diversas actividades em conjunto com os utentes da Instituição.

Tem como objectivo geral a satisfação cada vez mais e melhor das necessidades das pessoas com deficiência e a sua integração social. É necessário assumir o nosso compromisso para com a solidariedade, a justiça social e uma maior inclusão. Por outro lado, é importante ajudar a derrubar os estereótipos e a estigmatização da pessoa deficiente e/ou dependente.

Através deste projecto abre-se a oportunidade de colaboração em áreas como:

- Actividades Ocupacionais: actividades que proporcionem novas experiências e/ou vivências aos utentes, como por exemplo: croché, canto, aprendizagens informáticas, entre outras;

- A Horta Pedagógica: desenvolver actividades de jardinagem e horticultura;

- Actividades Pontuais: iniciativas com um objectivo próprio, onde os utentes poderão participar em eventos no exterior da Instituição, mesmo em horário pós-laboral (passeios e caminhadas, idas à Igreja, visitas a museus, cinema, entre outras).

Perfil do Voluntário:

- Competências para participar activamente no planeamento e dinamização das actividades do projecto, quer sejam no interior, quer sejam no exterior da Instituição.

- Conhecimentos básicos nas diferentes áreas do Projecto.

- Aptidão para manter uma relação de empatia com os jovens e adultos deficientes.

- Capacidade para trabalhar em equipa.

- No mínimo, o 12º ano de escolaridade.

- Disponibilidade de 3h por semana.

O horário desse apoio será flexível e a combinar entre as partes intervenientes.

A ARASS oferece:

- Seguro de acidentes de trabalho;

- Transporte (a combinar entre os intervenientes);

- Lanche;

- Acompanhamento técnico ao desempenho dos voluntários;

- Certificação da pratica de voluntariado.

Se tem interesse e disponibilidade em colaborar com a ARASS, e quiser participar neste Projecto, contacte o Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida até ao dia 05 de Fevereiro de 2010, indicando as áreas em que poderá colaborar.

Contactos do Banco de Voluntariado

Telef.: 266748300

E-mail: bancodevoluntariado@fea.pt

Inovação nos Sectores Sociais


Diante de quase oitenta pessoas, que marcaram presença no jantar-debate promovido pelo Clube Eborense, que teve lugar no passado dia 29 de Janeiro de 2010, no Restaurante Arena d'Evora, em Évora, Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, apelou à mobilização das organizações da economia social. Só com inovação é possível responder às sociedades sociais, sem aumentar a despesa pública. É preciso avançar com o outsourcing de áreas que, tradicionalmente, têm sido reserva do Estado. Relembrou que temos mais desemprego, mais pobres, mais idosos em más condições, mais jovens sem projecto de vida. Salientaria também que as Misericórdias souberam adaptar-se às transformações sociais e modernizar os seus métodos de trabalho. E isso deve-se à inovação e força mobilizadora dos seus dirigentes e recursos humanos.